domingo, 29 de novembro de 2009

Um pouco mais sobre mim...

Há alguns meses enviei uma entrevista por email, respondendo algumas questões, que hoje resolvi dividir com vocês... Divirtam-se!




01 – Por que você decidiu postar vídeos na internet com aulas de violão? Como começou essa história?

Passei quase seis meses tentando aprender sozinho (com internet, softwares, revistas, etc). Desisti sem saber praticamente nada e resolvi procurar um professor. Fiz três meses de aula que mudaram muito essa história, me impulsionando bastante ao ponto de começar a entender muito melhor o que estava vendo por aí.
Como eu tinha sentido na pele a dificuldade e sentia que poderia ajudar muitas pessoas em situação parecida, até por lembrar bem dos passos que me marcaram neste avanço, resolvi criar um material que procurasse esclarecer melhor às pessoas tudo aquilo que elas poderiam ler em outros sites, mas que eu sabia que visualizando, faria a diferença necessária para ajudar de verdade.
Nesta habilidade pelo menos (tocar violão), eu vi muitos materiais escritos, mas sentia muita insegurança no início sobre eu estar fazendo certo ou não. Acho que muita gente acabou realmente aprovando a idéia e confiando no que eu mesmo dizia, mesmo sem fazer demonstrações longas de como eu sei tocar bem no início dos vídeos...

02 – Qual é sua profissão? Como começou sua história com a música?

Eu trabalho no desenvolvimento de equipamentos médicos. Hoje sou coordenador de desemvolvimento de software. Sempre gostei muito de tecnologia, fiz Engenharia de Computação pela UFSCar, depois me especializei um pouco em administração de TI.

Foi na época da especialização que decidi que iria aprender uma "arte" nova, que queria desenvolver um pouco mais esse meu lado. Optei pelo violão exatamente porque acredita que seria mais fácil de fazer isso como autodidata. Como disse, não foi bem isso que aconteceu, passei bastante tempo tentando sozinho até desistir e contratar alguém pra me ajudar. 



03 – Quando foi que você postou o primeiro vídeo? Com que freqüência você posta novos vídeos?

Postei o primeiro video quando completei quase um ano de estudos de violão. Há dois anos. Eu queria aproveitar que estava com "tudo fresco" na minha mente ainda, que me lembrava dos passos que dei e o que realmente eu achava que tinha mudado a minha visão do instrumento.

Achei que estes passos poderiam ajudar outras pessoas, que poderiam segui-los. Depois de um tempo, acabei interrompendo este trabalho. Meu violão já não estava mais dando conta, eu não tinha mais muita clareza de para onde seguir com as aulas. Depois, este ano, decidi voltar. 

Comprei um violão novo e como muitos pedidos eram feitos a respeito da falta de algum conteúdo no início ou que algumas das aulas que eu tinha feito não estavam mais disponíveis, resolvi revisar o curso, agora, sabendo um pouco mais do instrumento, teorias de música, etc. 

Agora que voltei, postava um vídeo semanalmente. Mas agora resolvi fazer uma nova pausa, para poder preparar o novo material e dar a devida atenção ao meu casamento. Novidades sempre serão postadas no meu blog (HTTP://luzdamata.blogspot.com).

 

04 – Você vai postar mais aulas?

Sim. Mesmo depois deste curso, ainda pretendo ampliar muito ele para que possa ensinar o nível intermediário também. Meu próximo curso terá o objetivo de te ajudar a aprender as 12 músicas que você escolher.

 

05 – Você tem idéia de quantos acessos tem na rede?

Só no YouTube eu tenho mais de 2,5 milhões de visualizações, 1300 pessoas inscritas para serem avisadas de quando eu fizer atualizações, meu blog e o canal do Youtube também colecionam muitas visitas.


06 – Como é o retorno das pessoas que aprendem com seus vídeos? Elas entram muito em contato?

É uma recompensa muito boa. Claro que há muitas críticas também, mas há muitos pedidos, elogios e mensagens de carinho. 

Muitos gostariam de entrar em contato comigo (para tirarem suas dúvidas adicionais), algumas tentativas de me contratar como professor de violão, alguns até já se ofereceram para continuar o meu trabalho ou me ajudar. Agora já tem algumas pessoas que me mandam mensagens dizendo que hoje já sabem tocar isso ou aquilo, que contrataram um professor, mas que fui eu quem os ajudei a pegar gosto pelo instrumento. Que no fundo me consideram seu professor. Quem não gosta de ouvir algo assim, né?

Mas um dos que mais me marcou foi um grupo de adolescentes que me pediram para passarem os vídeos no grupo de jovens deles e ensinarem violão para todos na comunidade. Achei bem legal.



07 – Na sua opinião a internet democratizou o acesso ao conhecimento musical?

Sem dúvida a internet democratizou o acesso a informação. Transformar essa informação em conhecimento, porém, é outra história.

Acredito que agora, a internet pode ser uma ferramenta poderosa no auxílio de qualquer um que queira aprender. Mas tinha visto uma frase muito boa que eu acho que se aplica a esta situação:
"Comprar um computador e esperar que ele ensine uma criança é praticamente a mesma coisa que colocar um livro debaixo do travesseiro dela e esperar que ela aprenda." 

Mas certamente os recursos que estão disponíveis hoje em dia são muito bons e a tendência é que melhorem ainda mais. Quem estiver disposto a se dedicar a um instrumento musical, hoje pode encontrar até mais informações do que adiquirindo revistas de música.

 

08 – Há várias vídeo aulas na rede, que dica você daria para as pessoas escolherem boas aulas?

Acho que o mais importante é se procurar materiais condizentes com o que se quer aprender. Por exemplo, se é um iniciante, procure materiais especialmente feitos para você. Se quer aprender algo específico como riff, procure alguns materiais a respeito.

Depois que tiver econtrado alguns, procure iniciar por materiais que permitem o comentário dos usuários e que estão bem qualificados, assim como o YouTube, que permite se ter uma idéia da qualidade pelo número de estrelas e as opiniões deixadas nos vídeos.

Conforme surgirem dúvidas então, procure materiais complementares. Evite ficar com um único material. 

E se lembre que será necessário dedicação, persistência e disciplina. Aprender sozinho não é mais fácil, mas certamente é possível e recompensador!

Um comentário:

Gláucia Barbosa disse...

Parabéns pela iniciativa, meu filho de 8 anos, está motivado, já adquirimos o violão, próximo passo é comprar sua apostila!
Que Deus continue te abençoando ...sempre!